Estudo de reações adversas ao paclitaxel em pacientes com câncer de mama em um hospital de referência

Autores

  • KAMILA MARIA MARANHÃO SIDNEY
  • GEYSA AGUIAR ROMEU
  • CESAR GOMES PINHEIRO

Palavras-chave:

Farmacovigilância, Neoplasias mamárias, Paclitaxel.

Resumo

Objetivo: Estudar as reações adversas evidenciadas em pacientes com câncer mamário em tratamento com Paclitaxel semanal.

Método: Estudo observacional, prospectivo e quantitativo, com 24 usuárias com câncer mamário não metastático tratadas com ciclos semanais de Paclitaxel, em um hospital oncológico de referência em Fortaleza-Ceará. Utilizaram-se as variáveis perfil social; dose do medicamento por superfície corporal; velocidade de infusão; suspeita de reação adversa imediata e tardia. Coletaram-se os dados mediante entrevista, aplicada no momento da infusão do Paclitaxel. Cada paciente foi acompanhada por quatro ciclos consecutivos. Analisaram-se os dados com o programa estatístico Epi Info versão 3.5.4.

Resultados: A idade média foi de 51,2 anos (±13 anos). Observou-se que a primeira gestação de 62,5% das pacientes ocorreu até seus 30 anos; que 70,8% amamentaram por no mínimo seis meses; que 58,3% afirmaram não ter usado contraceptivo oral; e que 58,3% tiveram diagnóstico de câncer entre seis meses e um ano antes do tratamento. Apresentaram reação adversa imediata à infusão de Paclitaxel 12,5% das pacientes, 71,4% delas descritas em bula, 66,6% classificadas como moderadas e 71,4% como prováveis, e todas evoluíram com recuperação. As pacientes (87,5%) relataram boca amarga, rash cutâneo, constipação e dores abdominais, reações adversas tardias, nem todas descritas na bula do medicamento.

Conclusão: Observou-se a incidência da doença mesmo em usuárias que não usavam contraceptivos e amamentavam, protegidas, segundo a literatura, contra a ocorrência do câncer mamário. Hiperemia ocular e boca amarga, novas reações adversas identificadas, estimulam a investigação de eventos adversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
SIDNEY KMM, ROMEU GA, PINHEIRO CG. Estudo de reações adversas ao paclitaxel em pacientes com câncer de mama em um hospital de referência. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 14º de agosto de 2024];8(1). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/278

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)