Uso de medicamentos por idosos de uma unidade de atenção primária à saúde
Palavras-chave:
Envelhecimento, Farmacoepidemiologia, PolimedicaçãoResumo
Objetivo: Descrever o perfil de utilização de medicamentos por idosos em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS). Métodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo realizado em uma UAPS de Divinópolis, Minas Gerais. Definiu-se estatisticamente uma amostra de 100 idosos usuários de medicamentos cadastrados no serviço. Por meio de entrevista semi-estruturada, coletou-se dados sobre: utilização de medicamentos, características sociodemográficas e condições de saúde. Avaliaram-se critérios de qualidade de prescrição geriátrica como polifarmácia (uso de 5 ou mais medicamentos), grau de concordância às Listas de Medicamentos Essenciais (LME) e acesso. Análises de associação estatística foram realizadas com teste qui-quadrado de Pearson. Resultados: A amostra apresentou média de idade de 68,4 anos, maioria feminina (69%), baixa renda (73% com renda até 1 salário mínimo) e escolaridade (20% analfabetos). A média de medicamentos consumidos foi de 4,3/idoso predominando aqueles com ação no sistema cardiovascular. Observou-se polifarmácia em 40% da amostra e presença de 34% dos medicamentos na LME da Organização Mundial da Saúde. Nenhum entrevistado referiu automedicar-se e 98% dos medicamentos foram adquiridos em Farmácias da rede pública. Não se detectou associações estatisticamente significativas entre sexo, faixa etária, escolaridade ou renda e polifarmácia. Conclusões: Evidenciou-se elevada média de medicamentos utilizados e grande número de idosos sob polifarmácia. Assim, destaca-se a necessidade de implantação de estratégias para otimizar o uso adequado de medicamentos, prevenção de eventos adversos relacionados a medicamentos e acompanhamento farmacoterapêutico em UAPS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).