Ajuste de dose no uso de vancomicina na UTI pediátrica de um hospital universitário de Porto Alegre
Resumo
Avaliar a função renal e nível sérico como motivos para ajuste de dose da vancomicina em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um Hospital Universitário de Porto Alegre. Foi realizado um estudo retrospectivo descritivo dos pacientes que usaram vancomicina no período de 1º de abril de 2013 a 28 fevereiro de 2014. Os dados foram analisados através do coeficiente de correlação de Pearson. O nível de significância foi de 5% (p < 0,05). As análises foram realizadas no programa SPSS, versão 20. Foram estudados 66 tratamentos com vancomicina realizados por 61 pacientes. Dentre os principais resultados observou-se que os ajustes de dose estão relacionados aos dias de uso de vancomicina e ao tempo de internação hospitalar e na unidade de tratamento intensivo, entre outros. O ajuste de dose na antibioticoterapia com vancomicina garante a segurança do paciente. A inserção do farmacêutico na equipe multiprofissional previne erros relacionados ao seu uso e, consequentemente, diminui os riscos ao paciente e os custos hospitalares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).