Medicamentos via sonda: perfil prático em um hospital terciário de ensino
Palavras-chave:
Nutrição enteral, Medicamentos, Administração oral, Serviço de Farmácia HospitalarResumo
Objetivo: Conhecer as fragilidades envolvidas na prescrição, dispensação e administração de medicamentos via sonda, bem como propor e desenvolver estratégias para minimizar os riscos relacionados a esta atividade. Métodos: Estudo observacional descritivo, realizado em diferentes etapas: 1) análise dos medicamentos sólidos orais padronizados no hospital; 2) avaliação das prescrições com medicamentos via sonda e, 3) realização de entrevista com profissionais da farmácia e da equipe de enfermagem para identificar o perfil da prática de dispensação e administração de medicamentos por esta via. Resultados: Foram identificados 207 medicamentos sólidos orais padronizados, dos quais, 71 não podem ser via sonda. De 590 prescrições médicas avaliadas, 117 continham pelo menos um medicamento a ser administrado por esta via, para 42 pacientes distintos. Um total de 483 doses foram prescritas de 68 medicamentos diferentes, sendo que 78,16% eram medicamentos na forma sólida. A entrevista realizada com as equipes de farmácia e de enfermagem demonstrou a falta de treinamento, as constantes dúvidas e, a falta de materiais de consulta para a execução segura e eficaz da farmacoterapia via sonda. A partir disso, foram desenvolvidas e sugeridas estratégias para melhorar esta prática. Conclusão: O estudo evidenciou que existem muitas dúvidas e fragilidades em relação à administração de medicamentos via sonda. Baseado nisso, medidas como a inserção da análise de prescrições por farmacêuticos, a interação multidisciplinar e a elaboração de materiais para padronizar condutas se fazem necessárias para promover o uso racional de medicamentos por essa via, garantindo a segurança e a eficácia da farmacoterapia dos pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).