Tecnologia de código de barras e a prevenção de erros na dispensação de medicamentos
Palavras-chave:
Descritores: Erros de Medicação, Serviço de Farmácia Hospitalar, Sistemas de Medicação no Hospital, Tecnologia FarmacêuticaResumo
Objetivos: Avaliar a aplicação da tecnologia de código de barras em uma farmácia hospitalar de um hospital de médio porte por meio da verificação da frequência de erros potenciais no processo de separação de medicamentos e detecção de erros reais na dispensação de medicamentos.
Métodos: Estudo transversal prospectivo realizado em junho e dezembro de 2015 que avaliou a frequência de erros potenciais no momento da leitura de códigos de barras de 1765 unidades de medicamentos prescritos e separados pelos técnicos de farmácia para posterior dispensação. Em um segundo momento, foram conferidas 1084 unidades de medicamentos acondicionados em sacolas para detectar erros reais de dispensação. Os erros potenciais foram classificados quanto aos possíveis erros de conteúdo que poderiam ser gerados.
Resultados: Foram identificados 51 erros potenciais de conteúdo por meio da leitura de códigos de barras. A taxa de eventos foi de 2,89% sendo que 17 erros potenciais envolviam medicamentos potencialmente perigosos (MPP). Não foram detectados erros reais de dispensação na amostra estudada.
Conclusões: Observamos que a tecnologia de código de barras é efetiva na detecção de erros potenciais no processo de dispensação, resultando na prevenção de riscos aos pacientes e minimizando custos por dispensações errôneas, contribuindo assim para o uso seguro e correto de medicamentos e atribuindo credibilidade aos serviços farmacêuticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).