Interação entre inibidores da recaptação de serotonina e tamoxifeno: uma revisão de literatura

Autores

  • MAIARA PRISCILA DOS PASSOS
  • FLAVIA VALLADÃO THIESEN
  • ANA PAULA DUARTE DE SOUZA
  • LUCIANA MELLO DE OLIVEIRA

Palavras-chave:

Tamoxifeno, Depressão, Agentes antidepressivos.

Resumo

Objetivos: Realizar uma revisão de literatura sobre as interações medicamentosas ocorridas em pacientes que fazem uso concomitante de tamoxifeno e fármacos inibidores da receptação de serotonina.

Métodos: Realizou-se uma busca com os termos drug interactions, tamoxifen, depression na base de dados PUBMED; antidepressive agents, antidepressivos e tamoxifeno em LILACS; tamoxifen, drug interactions e depression em EMBASE. Foram incluídos estudos de 2005 a 2015, nos idiomas português, inglês e espanhol.

Resultados: A busca resultou em 80 artigos. Destes, foram excluídos os duplicados ou que não estivessem nos padrões estabelecidos. Ao final, restaram 14 artigos, os quais foram utilizados neste estudo.

Conclusão: Há uma importante interação entre fármacos inibidores da receptação de serotonina e tamoxifeno; devendo-se, portanto, evitar o uso concomitante dos mesmos, a fim de prevenir reações adversas graves.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
PASSOS MPD, THIESEN FV, SOUZA APDD, OLIVEIRA LMD. Interação entre inibidores da recaptação de serotonina e tamoxifeno: uma revisão de literatura. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 16º de julho de 2024];7(1). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/246

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS