Utilização de antipsicóticos na esquizofrenia em diferentes espaços assistenciais da saúde mental
Palavras-chave:
Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Esquizofrenia, Antipsicóticos, Uso de Medicamentos.Resumo
O modelo de atenção à pessoas com transtorno mental no Brasil passou por transformações nas duas últimas décadas que culminaram com a instituição de espaços assistenciais de perfil diferenciado do ambulatório e da internação. A pesquisa trilhou o objetivo de estudar o uso de antipsicóticos na esquizofrenia durante a internação, o atendimento ambulatorial e o vínculo com Centro de Atenção Psicossocial. Trata-se de um estudo da utilização de medicamentos. Foram coletados dados de prontuários médicos de pacientes internados, de paciente vinculados a um Centro de Atenção Psicossocial e de pacientes atendidos em um ambulatório tradicional. Os dados coletados foram tabuados e analisados frente as diretrizes para o tratamento farmacológico da esquizofrenia. Não foi observada diferença no tratamento medicamentoso prescrito nos diferentes espaços assistenciais observados. Os resultados sugerem a permanência das práticas prescritivas nos novos modelos assistenciais de atenção a saúde na saúde mental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).