Prescrições de antimicrobianos de uso restrito de pacientes internados em um hospital de ensino

Autores

  • RAMON GOMES SANTOS
  • CARLOS DANIEL SILVA ALVES
  • LUCAS BRASILEIRO LEMOS
  • GISELE DA SILVEIRA LEMOS
  • INOCÊNCIO SILVA DE JESUS

Palavras-chave:

Anti-infecciosos; prescrições de medicamentos; serviços de controle de infecção hospitalar.

Resumo

Objetivo: Avaliar a racionalidade das prescrições de antimicrobianos de uso restrito auditados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar de um hospital de ensino.

Métodos: Estudo de seguimento com acompanhamento prospectivo não concorrente de 50 prontuários de pacientes internados em um hospital para avaliação de prescrições de antimicrobianos de uso restrito. O parâmetro utilizado para avaliação da racionalidade da prescrição foi o guia de antimicrobiano Sanford Guide e os diagnósticos foram classificados pela CID-10.

Resultados: O antimicrobiano mais prescrito foi a piperacilina + tazobactam com 32%. Houve a associação de dois ou mais antimicrobianos em 44% das prescrições estudadas. A UTI foi a clínica na qual ocorreu maior número de utilização desses fármacos. O tratamento empírico ocorreu em 86% dos casos. Das prescrições avaliadas 56% estavam inadequadas quando comparadas com o Guia Sanford. Na análise estatística, utilizando o teste do Qui-quadrado, pode-se fazer uma associação sugerindo que o uso empírico do antimicrobiano leva a uma maior irracionalidade da prescrição (p<0,002). Torna-se necessário medidas de gestão de uso para antimicrobianos de uso restrito, racionalizando seu uso na instituição que foi realizada a pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
SANTOS RG, ALVES CDS, LEMOS LB, LEMOS GDS, JESUS ISD. Prescrições de antimicrobianos de uso restrito de pacientes internados em um hospital de ensino. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 16º de julho de 2024];7(1). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/242

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)