Realização de intervenções farmacêuticas por meio de uma experiência em farmácia clínica
Palavras-chave:
Farmacêutico clínico, Intervenção farmacêutica, uso racionalResumo
Objetivo: Relatar a experiência da atuação farmacêutica na prática clínica através da análise das intervenções realizadas. Métodos: Foi realizado estudo observacional descritivo numa instituição privada em Salvador – Bahia no período de 2012 a 2014. Este Hospital realiza atendimento de pacientes adultos, com capacidade para 60 leitos com foco nas especialidades de cardiologia, pneumologia, neurologia e oncologia. As prescrições médicas são realizadas através de sistema informatizado pelo médico plantonista, assistente ou diarista. O sistema de dispensação de medicamentos do hospital é realizado por dose individualizada para 24 horas. As intervenções farmacêuticas foram realizadas através da participação deste profissional em visitas multidisciplinares, avaliação das prescrições médicas e por solicitação da equipe multidisciplinar. As intervenções farmacêuticas foram classificadas de acordo com as categorias padronizadas na instituição. Resultados: Foram realizadas 2346 intervenções de 2012 a 2014, sendo que no ano de implantação do serviço, em 2012, foram 206 intervenções, em 2013 foram 925 intervenções e em 2014 foram realizadas 1215 intervenções. A intervenção de conciliação medicamentosa foi a mais frequente em 2012 (20%), necessidade de tratamento adicional em 2013 (24%) e necessidade de mudança de aprazamento em 2014 (19%). A aceitabilidade das intervenções realizadas no período foi de 88%. Conclusão: O aumento no número de intervenções realizadas e sua consequente aceitabilidade ao longo dos anos ratifica a importância do farmacêutico clínico, uma vez que, a atuação deste junto à equipe multidisciplinar visa promover a qualidade da terapêutica do paciente, através da prevenção de erros de medicação e do uso seguro e racional de medicamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).