Perfil das reações adversas a medicamentos notificadas em um hospital universitário
Palavras-chave:
Palavras-chave: Farmacovigilância, Farmácia Clínica, Reações adversas a medicamentosResumo
Objetivos
O objetivo desse trabalho foi traçar um perfil das notificações realizadas em 2012 e 2013 no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, e oferecer aos gestores e a comunidade científica dados epidemiológicos dos eventos adversos aos medicamentos.
Métodos
Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo, em que foram analisadas notificações a reações adversas ocorridas durante janeiro de 2012 a dezembro de 2013.
Resultados
No período estudado foram relatadas 58 notificações de reação adversa a medicamentos, sendo 33% em 2012 e 67% em 2013. Foram mais frequentes no sexo masculino (55%) e a média de idade dos pacientes foi 35 anos. O setor do hospital que mais notificou foi a Ortopedia e Neurologia e o medicamento mais notificado foi a vancomicina. Na avaliação da gravidade das reações, 50% foram classificadas como leves, 37% como moderadas, 13% graves e não houve caso de óbito em consequência a reação adversa. Quanto a causalidade 60% foram classificadas como possíveis, 31% como prováveis, 7% como duvidosas e 2% como provada. A reação mais notificada foi eritema 24%, seguido de prurido 15% e náusea 12%. Os pacientes eram todos polimedicados contribuindo para a ocorrência das reações adversas aos medicamentos.
Conclusões
Com o presente estudo foi possível quantificar as reações adversas aos medicamentos, do ano de 2012 e de 2013, no Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Esses resultados contribuem para o banco de dados nacional e internacional, auxiliando na segurança do paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).