Aspectos farmacoeconômicos e implicações clínicas do uso de antimicrobianos em uma unidade de saúde pediátrica
Palavras-chave:
agentes anti-infecciosos, hospital pediátrico, análises de custos, protocolos de tratamento.Resumo
OBJETIVO: Estudar a utilização de medicamentos antimicrobianos no Instituto de Saúde da Criança do Estado do Amazonas (ICAM), visando contribuir para o uso racional de medicamentos antimicrobianos no tratamento de infecções pediátricas.
MÉTODOS: Foram coletadas informações sobre medicamentos e infecções a partir de prescrições de antimicrobianos no período de um ano (julho de 2010 a julho de 2011) de pacientes tratados no ICAM. Tais informações foram usadas para estudar o uso de antimicrobianos através do cálculo da dose diária definida por 100 pacientes-dia (DDD/100 pacientes-dia) e o cálculo do custo de cada medicamento. Posteriormente, analisaram-se as correlações presentes nas informações obtidas.
RESULTADOS: As maioria dos pacientes atendidos no ICAM e incluídos no estudo possuíam infecções respiratórias e gastrintestinais. Antimicrobianos somaram 10,7% do consumo de medicamentos do hospital. Porquanto, 56,3% dos pacientes admitidos durante o período da pesquisa foram tratados com antimicrobianos. Dentre os diversos antimicrobianos, o de maior DDD/100 pacientes-dia foi a Ceftriaxona (J01DD04), no entanto, o medicamento mais dispendioso para o hospital foi o Meropeném (J01DH02).
CONCLUSÕES: Por meio das informações obtidas verificou-se a necessidade de revisão da padronização dos medicamentos, de atualização dos protocolos clínicos e de promoção da educação continuada dos profissionais da saúde para promover um uso mais racional dos antimicrobianos e, consequentemente, melhorar a terapia das crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).