Aspectos farmacoeconômicos e implicações clínicas do uso de antimicrobianos em uma unidade de saúde pediátrica

Autores

  • FERNANDA GUILHON- SIMPLICIO
  • ANA CAROLINA LIMA RALPH
  • ANDRÉ LUIZ DA COSTA CARVALHO
  • MARNE CARVALHO DE VASCONCELLOS
  • SUELY DE OLIVEIRA CHAGAS

Palavras-chave:

agentes anti-infecciosos, hospital pediátrico, análises de custos, protocolos de tratamento.

Resumo

OBJETIVO: Estudar a utilização de medicamentos antimicrobianos no Instituto de Saúde da Criança do Estado do Amazonas (ICAM), visando contribuir para o uso racional de medicamentos antimicrobianos no tratamento de infecções pediátricas.

MÉTODOS: Foram coletadas informações sobre medicamentos e infecções a partir de prescrições de antimicrobianos no período de um ano (julho de 2010 a julho de 2011) de pacientes tratados no ICAM. Tais informações foram usadas para estudar o uso de antimicrobianos através do cálculo da dose diária definida por 100 pacientes-dia (DDD/100 pacientes-dia) e o cálculo do custo de cada medicamento. Posteriormente, analisaram-se as correlações presentes nas informações obtidas.

RESULTADOS: As maioria dos pacientes atendidos no ICAM e incluídos no estudo possuíam infecções respiratórias e gastrintestinais. Antimicrobianos somaram 10,7% do consumo de medicamentos do hospital. Porquanto, 56,3% dos pacientes admitidos durante o período da pesquisa foram tratados com antimicrobianos. Dentre os diversos antimicrobianos, o de maior DDD/100 pacientes-dia foi a Ceftriaxona (J01DD04), no entanto, o medicamento mais dispendioso para o hospital foi o Meropeném (J01DH02).

CONCLUSÕES: Por meio das informações obtidas verificou-se a necessidade de revisão da padronização dos medicamentos, de atualização dos protocolos clínicos e de promoção da educação continuada dos profissionais da saúde para promover um uso mais racional dos antimicrobianos e, consequentemente, melhorar a terapia das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
SIMPLICIO FG-, RALPH ACL, CARVALHO ALDC, VASCONCELLOS MCD, CHAGAS SDO. Aspectos farmacoeconômicos e implicações clínicas do uso de antimicrobianos em uma unidade de saúde pediátrica. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 16º de julho de 2024];5(2). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/199

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS