Intervenções farmacêuticas em prescrições medicamentosas na unidade de terapia intensiva
Palavras-chave:
Unidade de Terapia Intensiva. Assistência ao paciente. Competência clínica.Resumo
Objetivo: O farmacêutico presente na farmácia hospitalar através de suas ações clínicas auxilia a equipe médica com o objetivo de tentar garantir uma terapia mais adequada por meio das intervenções farmacêuticas. Diante disso, o presente estudo objetiva discutir essas intervenções farmacêuticas, visando o uso racional dos medicamentos e a importância do profissional farmacêutico clínico intensivista.
Métodos: Baseou-se na avaliação de 94 prescrições de pacientes adultos de ambos os sexos com faixas etárias variando entre 20 e 45 anos, internados na UTI de um hospital de grande porte em Pernambuco na cidade do Recife. Dessas avaliações, 56 intervenções foram feitas. A coleta dos dados para o presente estudo compreendeu o período de 03/06/2013 a 28/06/2013.
Resultados: Praticamente 100% das intervenções foram aceitas, e dessas intervenções a maioria delas foram relacionadas ao tempo de infusão e o volume de diluição, logo em seguida, vieram os medicamentos administrados por Sonda Nasoenteral (SNE) na forma farmacêutica comprimido, as interações medicamentosas e os erros de prescrição.
Conclusão: Diante dos resultados apresentados pode-se inferir que o farmacêutico está cada vez mais inserido na junta clínica. E que estas mudanças trazem benefícios comprovados, tanto do ponto de vista clínico quanto do ponto de vista econômico, visto que há uma terapia mais fiel àquela desejada pelo prescritor, como também há um uso mais racional dos medicamentos diminuindo prováveis perdas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).