Intervenções farmacêuticas em prescrições medicamentosas na unidade de terapia intensiva

Autores

  • RENATA DANIELE AMARAL DE MEDEIROS
  • JULIANA PRYSTHON MORAES

Palavras-chave:

Unidade de Terapia Intensiva. Assistência ao paciente. Competência clínica.

Resumo

Objetivo: O farmacêutico presente na farmácia hospitalar através de suas ações clínicas auxilia a equipe médica com o objetivo de tentar garantir uma terapia mais adequada por meio das intervenções farmacêuticas. Diante disso, o presente estudo objetiva discutir essas intervenções farmacêuticas, visando o uso racional dos medicamentos e a importância do profissional farmacêutico clínico intensivista.

Métodos: Baseou-se na avaliação de 94 prescrições de pacientes adultos de ambos os sexos com faixas etárias variando entre 20 e 45 anos, internados na UTI de um hospital de grande porte em Pernambuco na cidade do Recife. Dessas avaliações, 56 intervenções foram feitas. A coleta dos dados para o presente estudo compreendeu o período de 03/06/2013 a 28/06/2013.

Resultados: Praticamente 100% das intervenções foram aceitas, e dessas intervenções a maioria delas foram relacionadas ao tempo de infusão e o volume de diluição, logo em seguida, vieram os medicamentos administrados por Sonda Nasoenteral (SNE) na forma farmacêutica comprimido, as interações medicamentosas e os erros de prescrição.

Conclusão: Diante dos resultados apresentados pode-se inferir que o farmacêutico está cada vez mais inserido na junta clínica. E que estas mudanças trazem benefícios comprovados, tanto do ponto de vista clínico quanto do ponto de vista econômico, visto que há uma terapia mais fiel àquela desejada pelo prescritor, como também há um uso mais racional dos medicamentos diminuindo prováveis perdas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
MEDEIROS RDAD, MORAES JP. Intervenções farmacêuticas em prescrições medicamentosas na unidade de terapia intensiva. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 16º de julho de 2024];5(2). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/193

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS