Intervenção farmacêutica no processo da validação da prescrição médica
Palavras-chave:
Farmácia clínica; intervenção farmacêutica; erros de prescrição.Resumo
Objetivo: Analisar as intervenções farmacêuticas realizadas durante validação da prescrição médica e demonstrar o fluxo do processo da validação da prescrição no hospital em estudo.
Método: Foi realizado estudo unicêntrico, observacional, descritivo e transversal em hospital privado, município de São Paulo (SP). Foram quantificadas e analisadas as intervenções farmacêuticas realizadas durante o processo de validação da prescrição médica no período de janeiro a dezembro de 2012. Os dados foram coletados das informações registradas no banco de dados eletrônico da Farmácia Central do Hospital. As intervenções farmacêuticas foram classificadas de acordo com as categorias das intervenções farmacêuticas padronizadas na instituição.
Resultados: Foram validadas 78341 prescrições médicas. O número médio de prescrição por mês foi de 6528. O total de intervenções farmacêuticas realizadas foi de 15878, média de 1323 por mês. O maior número de intervenções realizadas estavam relacionadas com o ajuste de horário de administração, ajuste de dose, ajuste de via de administração, duplicidade de prescrição médica, medicamento em duplicidade e medicamento contraindicado. A porcentagem de intervenções aceitas pelos prescritores foi de 99,65%.
Conclusão: As intervenções farmacêuticas realizadas anteriormente a dispensação de medicamentos são efetivas na prevenção dos erros de medicação. A aplicação de um sistema de validação da prescrição médica realizado por farmacêutico é garantia de maior segurança e qualidade do tratamento ao paciente internado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).