Implantação de serviço de atenção farmacêutica à pacientes oncológicas em uso de capecitabina
Palavras-chave:
Descritores: Neoplasias da mama, Atenção farmacêutica, Capecitabina.Resumo
Resumo
Objetivo: Descrever os resultados da aplicação de um modelo de atenção farmacêutica proposto para pacientes que utilizam capecitabina no tratamento do câncer de mama metastático, em um hospital público do Sul do Brasil.
Métodos: Estudo de coorte observacional de pacientes com câncer de mama, em uso de capecitabina durante o período de setembro de 2012 a abril de 2013. O modelo de atenção farmacêutica contemplou entrevistas farmacêuticas, análise de problemas relacionados a medicamentos (PRM), planejamento do cuidado (realização de intervenções farmacêuticas, quando necessário) e avaliação do seguimento.
Resultados: Neste estudo foram incluídos 31 pacientes. Estas realizaram em média 13,7 (±16,6) ciclos de tratamento (mínimo 2 e máximo 92). Durante o acompanhamento, 11 interromperam o uso da capecitabina. Foram realizadas 158 entrevistas farmacêuticas (5 ± 2,4/ paciente), nas quais identificaram-se 289 PRM. Destes, 82,7 % corresponderam a reações adversas a medicamentos (RAM). Detectaram-se 35 tipos de RAM, sendo a síndrome mão-pé a mais comum (42,2%), seguida por náuseas (8,8%) e hiperpigmentação da pele (7,1%). Quanto à severidade das RAM, 82,8% foram classificadas como grau 1, enquanto 16,3% grau 2, 0,8% grau 3. Foram realizadas 197 intervenções, cuja taxa de aceitação foi de 80,3 %.
Conclusão: O modelo proposto por este estudo mostrou-se efetivo na identificação de PRM, o que possibilitou a adoção de intervenções farmacêuticas preventivas e de manejo, em sua maioria aceitas. Entretanto, reforça-se a necessidade de novos estudos com o delineamento apropriado para estabelecer um perfil de segurança adequado da capecitabina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).