Implantação de prescrição eletrônica a fim de otimizar a dispensação de medicamentos
Palavras-chave:
prescrição eletrônica, segurança do paciente, uso de medicamentosResumo
INTRODUÇÃO: Os sistemas de informação na prestação da assistência a saúde são utilizados de forma intensiva. Na literatura há um crescente número de trabalhos demonstrando os benefícios de sistemas informatizados de prescrição médica para a segurança do paciente. A prescrição eletrônica foi a resolução encontrada para eliminar os problemas de identificação com a escrita manual da prescrição manuscrita. O trabalho, em forma de estudo de caso, tem o objetivo de relatar a trajetória teórico-metodológica de implantação da prescrição eletrônica, em hospital infantil público. OBJETIVOS: apresentar o processo de elaboração de um plano operativo para a implantação de prescrição eletrônica a fim de otimizar a dispensação de medicamentos e evitar erros de dispensação. MÉTODO: A metodologia empregada no trabalho foi estudo de caso. O relato está disposto em 04 fases: momento explicativo - realização da oficina e priorização do problema; momento normativo - análise do problema priorizado; momento estratégico - viabilidade da ação e momento tático-operacional. RESULTADOS: O comitê gestor do hospital aprovou a proposta de implantação da prescrição eletrônica. Ao longo do ano foram feitos treinamentos de capacitação dos servidores para implantar o projeto piloto. A divulgação do projeto foi feita através do boletim informativo do hospital. No primeiro semestre de 2012 ocorreu a implantação do módulo de prescrição eletrônica. Os objetivos específicos foram alcançados e ocorreu a organização, execução e avaliação das etapas. CONCLUSÕES: O trabalho apresentou uma otimização no processo de dispensação evitando erros prevenindo assim, riscos aos pacientes, diminuindo custos de dispensações desnecessárias e garantir a credibilidade dos serviços farmacêuticos. Espera-se, com a divulgação desse estudo, contribuir com as instituições e com os profissionais que pretendem implantar esse tipo de prescrição e auxiliar o aperfeiçoamento do sistema nas instituições em que ela já está empregada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).