Análise dos medicamentos selecionados em um hospital público municipal: estudo de caso
Resumo
Objetivo: A seleção de medicamentos essenciais é uma atividade primordial para o uso racional dos mesmos. A instituição de comissões multidisciplinares em hospitais visa subsidiar a escolha e garantir o acesso a medicamentos eficazes, seguros e de qualidade. Assim, o presente estudo objetivou conhecer e discutir os medicamentos selecionados em um hospital público municipal localizado no estado do Rio de Janeiro, bem como a organização do serviço para esta ação de assistência farmacêutica. Metodologia: Foi realizado estudo de caso exploratório que contou com os seguintes passos: (a) revisão sobre o tema na literatura; (b) coleta de informações no serviço de Farmácia do hospital estudado sobre os medicamentos relacionados para uso e a organização instituição para esta atividade; (c) classificação e organização dos itens segundo a Anatomical Therapeutic Chemical e (d) análise dos medicamentos, tomando-se por base a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). Resultados: Não estava institucionalizada uma comissão multidisciplinar para seleção de medicamentos no caso estudado. Dentre o expressivo número de medicamentos utilizados, a maior parte foi classificada como antimicrobianos para uso sistêmico, o que esteve adequado com o perfil de atenção do hospital. Após cotejamento, observou-se 44,8 % dos medicamentos por grupo farmacológico não estavam previstos na lista nacional de referência. Conclusão: A escolha dos medicamentos não pareceu se fundamentar na avaliação em critérios de eficácia e segurança, considerando que a instituição de fóruns multiprofissionais em unidades hospitalares é indicada pela Organização Mundial de Saúde, a fim de selecionar medicamentos de forma adequada e melhorar a atenção sanitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).