Delineamento do perfil dos usuários de comprimidos adaptados de varfarina em um hospital universitário
Palavras-chave:
Varfarina, Boas Práticas de Manipulação, Trombose Venosa, Hospitalização.Resumo
Objetivo: Delinear o perfil dos pacientes que utilizaram comprimidos adaptados de Varfarina durante o internamento no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), enfatizando parâmetros clínicos e laboratoriais associados ao uso do medicamento. Método: Realizou-se um estudo transversal, retrospectivo e descritivo, durante os meses de janeiro a abril de 2012. Foram avaliadas todas as prescrições que continham comprimidos de Varfarina 2,5mg e 5mg para ser fracionado e administrado via oral, ou triturados para uso via Sonda de Nutrição Enteral (SNE), no tocante a adequabilidade e necessidade dessas adaptações. Em seguida, os dados de 16 pacientes foram pesquisados no prontuário médico, levando em consideração o diagnóstico, a monitorização do efeito anticoagulante por meio dos valores de INR (Razão Normalizada Internacional) e a incidência de complicações hemorrágicas. Resultados: Dos pacientes estudados, 50% (8/16) apresentaram como doença de base a trombose venosa profunda. Relatos de sangramento ocorreram em 82% (13/16) dos pacientes, sendo a maioria relacionada à hemoptise. Em pelo menos um exame, 87,5% (14/16) dos pacientes apresentaram valores acima ou abaixo do intervalo terapêutico considerado na pesquisa. Quanto aos tipos de adaptações, 32% foram referentes a trituração do comprimido de 5mg e 28% ao seu fracionamento, 20% referiu-se ao fracionamento e trituração dos comprimidos de 2,5mg. Conclusão: Muitas adaptações dos comprimidos de Varfarina foram consideradas desnecessárias e inadequadas, devido às características peculiares do fármaco em questão. Estudos direcionados à formulação de adaptações dos comprimidos de Varfarina devem ser aprofundados para maior controle e segurança do tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).