Instrumento para avaliação da compatibilidade em y na administração intravenosa de medicamentos em unidades de terapia intensiva
Palavras-chave:
incompatibilidade de medicamentosas, cuidados críticos, unidades de terapia intensiva, atenção farmacêutica.Resumo
Objetivo: Desenvolver e disponibilizar um instrumento de consulta rápida sobre incompatibilidades em Y dos medicamentos comumente utilizados em cuidados intensivos.
Método: Foi realizado um levantamento inicial dos medicamentos intravenosos mais utilizados em unidades de terapia intensiva (UTIs). Em seguida, estes medicamentos foram analisados quanto a suas compatibilidades em Y usando um banco de dados. Uma tabela foi elaborada com estas informações.
Resultados: 88 medicamentos foram incluídos. O instrumento elaborado foi divulgado, associado a treinamento para equipe assistencial.
Conclusão: Este estudo proporcionou uma fonte de informação capaz de otimizar a administração segura dos medicamentos, destacando os benefícios da inclusão do farmacêutico clínico em equipes de cuidados multidisciplinares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).