Reconciliação de medicamentos na admissão em uma unidade de oncologia pediátrica

Autores

  • ANA ZILLES SCHUCH
  • JOICE ZUCKERMANN
  • MARIA ELISA FERREIRA DOS SANTOS
  • JACQUELINE KOHUT MARTINBIANCHO
  • SIMONE DALLA POZZA MAHMUD

Palavras-chave:

reconciliação de medicamentos, erros de medicação, segurança do paciente

Resumo

Objetivo: A reconciliação de medicamentos pode evitar e corrigir erros de medicação, que são a causa mais frequente de eventos adversos relacionados a segurança do paciente. O objetivo deste trabalho foi identificar os erros de medicação através da reconciliação de medicamentos na admissão de pacientes oncológicos pediátricos.

Métodos: Foram incluídos neste estudo transversal pacientes admitidos na unidade de oncologia pediátrica que utilizavam ao menos um medicamento antes da admissão. Foi utilizado o formulário da instituição para a comparação entre os medicamentos utilizados antes da internação e a prescrição médica no hospital. Somente as discrepâncias confirmadas pelo prescritor como não intencionais foram consideradas erros de medicação. Os erros encontrados foram classificados por classe terapêutica envolvida, tipo de erro e dano causado ao paciente.

Resultados: Dos 485 medicamentos em uso pelos pacientes, 197 (41%) apresentavam alguma discrepância e em 68 (14%) itens a discrepância foi não intencional, caracterizando erros de medicação. Dos 144 pacientes incluídos no estudo, 39 (27%) apresentavam ao menos um erro de medicação relacionado à reconciliação de medicamentos. A omissão de medicamentos foi o tipo de erro mais comum e o subgrupo terapêutico mais frequente foi o dos antineoplásicos.

Conclusões: Os erros de medicação na admissão hospitalar de pacientes oncológicos pediátricos são frequentes, mas podem ser identificados e, em sua maioria, corrigidos antes de atingir o paciente, através da Reconciliação de Medicamentos. A implantação deste processo mostrou-se um elemento importante para a segurança dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
SCHUCH AZ, ZUCKERMANN J, SANTOS MEFD, MARTINBIANCHO JK, MAHMUD SDP. Reconciliação de medicamentos na admissão em uma unidade de oncologia pediátrica. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 22º de novembro de 2024];4(2). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/162

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)