Consumo de antimicrobianos em um hospital privado: efeito de um programa de uso racional
Palavras-chave:
antimicrobianos, uso racional de medicamentos, doses diárias definidasResumo
Objetivo: Analisar o consumo de antimicrobianos total e uso controlado (AUC) em um hospital privado de alta complexidade de Cordoba, Argentina e sua evolução entre os meses de agosto-novembro 2008-2011.
Métodos: Trata-se de um estudo descritivo transversal incluindo todos os pacientes hospitalizados com tratamento antimicrobiano, sem exclusão de patologias. Os dados foram obtidos a partir do Software Galeno ® da instituição. Os dados foram expressos como doses diárias definidas (DDD) por 100 leitos-dia.
Resultados: A média de consumo foi de 52,46. A implementação do Programa de Uso Racional de Antimicrobianos (P-URA) em 2009 levou à redução do consumo nesse ano, não houve aumento em infecções nosocomiais. No entanto, desde 2010, os valores DDD/100 dia-camas voltou aos anos anteriores. Cefalosporinas e penicilinas representou entre 68 e 73% do consumo total de antibióticos, entre 2008 e 2011. O primeiro cefalosporinas geração representaram 80% do consumo desta família em 2008 para aumentar ao longo do tempo, enquanto diminuiu a segunda e terceira geração. Cefazolin era a droga mais consumida, sendo superada apenas em 2011 pelo Ampicilina + Sulbactam. As camas DDD/100-day AUC aumentou entre 2008 e 2011.
Conclusões: A situação é favorável, quando comparado com outras instituições do mesmo porte no país ou no exterior.
Mais recente antimicrobianos são comumente usados em outros centros, mas ainda não utilizados neste sanatório. Assim, estas opções terapêuticas estão disponíveis para o futuro. Este estudo vai nos permitir discutir novas estratégias para fortalecer o cumprimento da P-URA que já existe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).