Monitoramento da gestão farmacêutica com o uso de indicadores em um hospital público
Palavras-chave:
indicadores.Gestão farmacêutica.Qualidade.Resumo
Introdução: O monitoramento da gestão farmacêutica com o uso de indicadores envolve a questão financeira e a qualidade do atendimento principalmente na rede pública. Objetivo: monitorar o uso de indicadores na gestão farmacêutica em um hospital público. Método: O estudo foi descritivo, de modalidade exploratória, com abordagem quantitativa. Como estratégia metodológica foi utilizado o estudo de caso em um hospital público com 206 leitos, em Minas Gerais, no período de setembro de 2011 a setembro de 2012. Resultados: A taxa de abastecimento farmacêutico dos segmentos oscilou entre 85 a 98%; o índice de perda financeira de 0% foi alcançado apenas nas dietas e químicos. A taxa de entrega dos segmentos oscilou de 9% a 50%; a taxa de discrepância do inventário físico dos segmentos foi 0% a 3% e o índice médio de erros de separação na dispensação foi 1% (DP=0,004). Conclusão: O monitoramento das práticas farmacêuticas utilizando indicadores demonstrou que a gestão tem alguns problemas que poderão ser resolvidos ao longo do tempo no macrossistema público, especialmente com a taxa de entrega e abastecimento, bem como, com a quebra de paradigma com perda zero, já que a perda é inevitável na gestão, principalmente em relação aos produtos para saúde e aos medicamentos. Os indicadores devem ser monitorados mensalmente e precisam ser feitas implementações de ações corretivas dentro da governabilidade do hospital, pois não existe qualidade sem os suprimentos necessários para a continuidade do processo saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).