Revisão sobre o uso de fármacos através de sondas digestivas: um estudo de base hospitalar
Palavras-chave:
Preparações farmacêuticas, Nutrição enteral, Intubação gastrointestinal.Resumo
Objetivo: O estudo objetivou analisar a literatura científica através de publicações relativas à prescrição, preparo e administração de formas farmacêuticas destinadas ao uso em sondas digestivas e suas consequências, para assim, subsidiar a melhoria nas práticas assistenciais. Método: Estudo de revisão integrativa em bases de dados nacionais e internacionais. Foram identificados 100 artigos, nos quais 15 atenderam aos critérios de inclusão. Foram excluídos: estudos de casos, revisões de literatura e revisões sistemáticas. Os estudos foram localizados nas bases de dados Medline, SciELO, Lilacs e Elsevier (Science Direct) no período de 1996 a 2011. Resultados: Foram abordados três pontos principais: a técnica de preparo e administração de fármacos por sondas digestivas, as principais interações fármaco-nutrição enteral e as incompatibilidades. Conclusão: Os achados apontaram para realização de mais estudos e atualização da equipe de saúde sobre esse assunto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).