Promovendo boas práticas de farmácia e enfermagem no uso de medicamentos no âmbito hospitalar
Palavras-chave:
boas práticas de dispensação, erros de medicação, equipe interdisciplinar de saúde.Resumo
Objetivo: descrever o processo de elaboração de material didático instrucional, de fácil acesso e consulta, com conteúdo técnico-científico relativo ao preparo e administração de medicamentos injetáveis no âmbito hospitalar.
Método: Estudo descritivo, seguindo os passos de investigação-ação, para validação do processo de elaboração de material didático instrucional sobre medicamentos injetáveis. Na primeira etapa realizou-se o levantamento de informações para a confecção do manual e realização do curso “Boas Práticas de enfermagem e farmácia”, com oficinas de capacitação. A segunda consistiu da padronização dos medicamentos e na terceira elaborou-se o manual de diluição de medicamentos e avaliação do curso. Resultados: Foram confeccionadas tabelas de diluições de medicamentos injetáveis, organizados por ordem alfabética e grupo farmacológico, e realizada a nova padronização do hospital. No curso para sensibilização e treinamento inscreveram-se 195 profissionais, sendo a maioria enfermeiros e técnicos de enfermagem. Na avaliação geral o Curso foi avaliado como “Bom” e “Excelente”. Os médicos do hospital mostraram-se relutantes às atualizações, alegando serem desnecessárias. De modo contrário, a equipe de enfermagem mostrou-se muito receptiva na aceitação do material, afirmando que ele melhoraria suas práticas diárias. Em decorrência disto, as tabelas foram distribuídas para todas as unidades do hospital. Conclusão: Este relato demonstra a importância da promoção de ações educativas através de programas de educação continuada/permanente nos hospitais. Sua aceitabilidade e receptividade por parte dos profissionais de enfermagem nos permitiu ver a importância desta ação, com finalidade de proporcionar aos profissionais, atualização de conhecimentos e trocas de experiências, diminuindo as chances de erros de medicação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).