Problemas do fornecimento do anti-retrovirais: começo fraccionamiento ao inicio do haart
Palavras-chave:
Adesão, AIDS, fornecimento de medicamentos; HAART.Resumo
Objetivos: Esta investigacao pretenden descrever a problema do fragmentação na disposição de medicamentos anti-retrovirais, analisar suas conseqüências e determinar o porcentagem de adesão durante o primeiro ano de tratamento em pessoas com HIV näive.
Método: O estudo realizou-se entre setembro de 2007 e fevereiro de 2010 no Departamento de Atenção Farmacêutica do Hospital Nacional de Clínicas "Dr. Pedro Vella ", da província de Córdoba, Argentina. Estudo observacional, descritivo-analítico (quantitativo) na qual a população se dividiu em dois grupos, dependendo se iniciavam a tratamento para um mês (tratamento completo) ou por uma menor quantidade de dias (tratamento fracionado). Variável a medida: taxa de adesão, número de dose de medicamentos faltantes (teóricas) quantidade de oportunidades que as pessoas assistiram em procura de medicação e o número de ocasiões que deveram se retirar sem os fármacos prescritos. Fontes de dados: registro de dispensação e folhas de cuidados de farmacêutica da cada uma das pessoas que se incluíram na investigação. Resultados: Através do desenvolvimento desta investigação demostrou-se que, para a população em estudo, fracionamento de tratamentos não teria sido uma causa que afete a adesão. A adesão atingida pelo grupo de tratamento que inicio tratamento completo foi 75,84% e 70,16% para quem que começaram fracionado. Conclusões: Nenhum dos grupo atingiu o 95% de adesão requerida no TARGA. O fracionamento de tratamentos não teria sido uma causa pela que no se atingiu.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).