Implantação de estratégia para a racionalização do uso do omeprazol injetável
Palavras-chave:
Omeprazol. Inibidores da Bomba de Prótons. Uso de Medicamentos. Gastropatias. Protocolos ClínicosResumo
Introdução: Devido ao considerável consumo do medicamento omeprazol injetável em uma instituição de ensino, uma equipe de farmacêuticos propôs a implantação do Programa de Qualificação do uso do Omeprazol Injetável (PQUOI).
Objetivo: Descrever as ações realizadas e resultados alcançados com a implantação do Programa de Qualificação do uso do Omeprazol Injetável (PQUOI).
Método: O estudo realizado em três fases foi desenvolvido em um Hospital Geral de Pronto Socorro pertencente ao município de Belo Horizonte, Minas Gerais. A primeira fase do estudo foi dedicada a identificação de todas as prescrições elaboradas na instituição que recomendavam o uso do Omeprazol Injetável (OI). Na segunda fase foi elaborado e divulgado ao corpo clínico, protocolo para orientação do uso do OI. E por fim, na terceira fase foi instituída nova análise de prescrições que recomendavam o uso de OI, seguida de realização de intervenções farmacêuticas mediante necessidades. Resultados: Durante a primeira fase foram analisadas todas as prescrições que continham OI (n=353) e 129 prontuários médicos. Dentre os principais motivos para a prescrição do OI destacou-se hemorragia digestiva alta (17; 27,9%). Na terceira fase foram analisadas 82 prescrições, acompanhados 75 pacientes e realizadas 14 intervenções farmacêuticas. Conclusão: Verifica-se a importância de desenvolver estudos que contemplem a promoção do uso racional de medicamentos antissecretores no ambiente hospitalar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).