Metodologia de busca ativa para detecção de reações adversas a medicamentos em pacientes oncológicos

Autores

  • ARTHUR LOPES AGRIZZI
  • LEANDRO CABRAL PEREIRA
  • PRISCILA HELENA MARIETTO FIGUEIRA

Palavras-chave:

Reação adversa a medicamento; Farmacovigilância; Trigger Tool

Resumo

Objetivo: Propor a implantação de um método de busca ativa de reações adversas a medicamentos (RAM) através da metodologia trigger tool, identificando possíveis indicadores de reações adversas e comparar os resultados obtidos entre a metodologia empregada no estudo e o método de notificação espontânea utilizada na instituição. 

Métodos: Estudo prospectivo e descritivo, realizado em um hospital oncológico pertencente à Rede de Hospitais Sentinela. Inicialmente foi elaborada uma lista de rastreadores relevantes no tratamento do paciente oncológico com base na lista do Institute for Healthcare Improvement. A metodologia original utiliza um sistema computadorizado específico para analisar as prescrições médicas, os exames laboratoriais e pacientes internados na clínica de terapia intensiva, mas neste estudo a análise foi feita manualmente através do prontuário eletrônico.

 

Resultados: Houve a internação de 608 pacientes, com tempo de permanência médio de aproximadamente 8 dias. Foram encontrados 165 rastreadores no total, sendo detectadas 18 RAM apresentadas por 15 pacientes. Durante o estudo, houve apenas 2 notificações ao setor de Farmacovigilância utilizando a notificação espontânea, demonstrando uma superioridade da busca ativa em relação ao modelo anteriormente utilizado, sendo responsável pela detecção de 89,1% das reações no período. Aproximadamente 2,96% dos pacientes internados apresentaram uma ou mais RAM, estando de acordo com dados da literatura. 

Conclusões: A busca ativa de RAM se mostrou superior à notificação espontânea anteriormente utilizada. Quanto à adaptação feita da metodologia, não houve impacto na rotina do serviço e apresentou proporcionalmente a mesma eficiência de um sistema computadorizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
AGRIZZI AL, PEREIRA LC, FIGUEIRA PHM. Metodologia de busca ativa para detecção de reações adversas a medicamentos em pacientes oncológicos. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 16º de julho de 2024];4(1). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/149

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS