Por uma prática farmacêutica sem papel: desenvolvimento e implantação do sistema feedpharma
Resumo
Objetivo: Descrever o desenvolvimento e implantação do software FEEDPHARMA, planejado para automatizar atividades de atenção farmacêutica.
Metodologia: Documentos impressos anteriores foram utilizados no desenvolvimento, feito através da linguagem de programação Java® e do gerenciador de banco de dados Firebird®. Testes e treinamentos foram realizados com usuários farmacêuticos e não-farmacêuticos. Parâmetros clínicos, nutricionais, psicológicos e farmacoterapêuticos foram considerados para o desenvolvimento de software. Testes para a estrutura de controle, segurança, capacidade de recuperação, o estresse, o desempenho em tempo de execução e avaliação da integridade dos dados foram realizadas com usuários finais farmacêuticos e não farmacêuticos, e foi proporcionado suporte técnico necessário para o uso diário. Resultados: O software foi modificado após testes de desempenho e implantado com sucesso. Documentos impressos não são usados desde que o programa foi implantado. Conclusão: FEEDPHARMA foi desenvolvido com êxito, e pode ser explorado para apoiar a gestão de serviços farmacêuticos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).