Perfil de uso da terapia antineoplásica oral: a importância da orientação farmacêutica
Palavras-chave:
Adesão ao Medicamento, Terapia Antineoplásica, Uso de Medicamentos, Orientação FarmacêuticaResumo
Devido ao crescente número de pacientes onco-hematológicos inseridos em protocolos onde se preconiza o uso de terapia antineoplásica oral e cuja administração desses fármacos é realizada em domicílio, se faz necessário o esclarecimento sobre o medicamento ao paciente. Dentre as informações importantes destacam-se: os riscos inerentes a não adesão ao tratamento, condições de transporte, armazenamento, a administração e descarte dos medicamentos. Neste sentido, o objetivo do estudo foi verificar o perfil dos pacientes onco-hematológicos em tratamento quimioterápico ambulatorial no Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) e quais os fatores impactavam a adesão ao tratamento. Trata-se de um estudo tipo descritivo exploratório de forma quantitativa onde foi evidenciado possíveis causas de erros de medicação e/ou falta de adesão na terapia com antineoplásicos orais e a ocorrência de fatores de risco ao meio ambiente, pelo manuseio inadequado deste grupo de medicamentos. Os resultados demonstraram a importância da informação ao paciente para detecção dos principais fatores que afetam a adesão ao tratamento bem como na redução de danos ao meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).