Impacto farmacoeconômico da racionalização do uso de antimicrobianos em unidades de terapia intensiva
Palavras-chave:
Antimicrobianos, Economia Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Unidade de Terapia Intensiva.Resumo
Este estudo se propôs a determinar o impacto farmacoeconômico do controle de antimicrobianos (ATM´S) realizado pela farmácia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI`S) do Instituto Dr. José Frota (IJF), entre os meses de junho a agosto dos anos de 2006 e 2007. Realizou-se um estudo descritivo observacional e retrospectivo com abordagem quantitativa, junto às UTI´S do IJF, sendo os dados coletados através de entrevista com os farmacêuticos, das fichas de controle de dispensação dos ATM´S ás UTI’S, bem como dos relatórios analíticos de consumo destes. Os resultados apontaram um aumento do consumo e dos custos com ATM´S de primeira linha (cefalosporinas de 2º e 3º geração e penicilinas) e diminuição dos de amplo espectro (carbapenêmicos, glicopeptídeos e cefalosporina de 4º geração). Este mérito pode-se atribuir à atuação do farmacêutico em busca de uma melhor eficácia do tratamento, segurança do paciente e otimização da farmacoeconomia para instituição com o uso racional de antimicrobianos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).