Monitoramento de residuos de fluorouracil em ambiente de manipulação de fármacos citotóxicos
Palavras-chave:
Citotóxicos, Monitoramento de fármacos, FluorouracilaResumo
Objetivo: Identificar um método analítico específico para monitorização ambiental de fármacos citotóxicos e avaliar a presença de resíduos de fluorouracila no local de manipulação desses medicamentos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brasil.
Métodos: A coleta de amostras foi realizada através da técnica de wipe test e posterior extração. As amostras foram analisadas através da Cromatografia Líquida de alta Eficiência com detector Ultravioleta/Visível. Resultados: De um total de 96 amostras coletadas para análise do fluorouracil, encontrou-se um percentual de contaminação de 19,8%. Destaque-se os resultados obtidos entre os frascos de medicamento em sua embalagem original e o campo estéril de revestimento da Cabine de Segurança Biológica. Conclusões: O método mostrou-se adequado para identificar a presença de fluorouracil. Permitiu ainda fornecer informações sobre fontes potenciais de contaminação, possibilitando ajustes nos procedimentos em todas as fases do contato com o medicamento citotóxico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).