Monitoramento de residuos de fluorouracil em ambiente de manipulação de fármacos citotóxicos

Autores

  • RICARDO SOARES GIODA
  • HELENA CORLETA
  • EDISON CAPP
  • CARMEN PILLA

Palavras-chave:

Citotóxicos, Monitoramento de fármacos, Fluorouracila

Resumo

Objetivo: Identificar um método analítico específico para monitorização ambiental de fármacos citotóxicos e avaliar a presença de resíduos de fluorouracila no local de manipulação desses medicamentos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brasil. 

Métodos: A coleta de amostras foi realizada através da técnica de wipe test e posterior extração. As amostras foram analisadas através da Cromatografia Líquida de alta Eficiência com detector Ultravioleta/Visível.    Resultados: De um total de 96 amostras coletadas para análise do fluorouracil, encontrou-se um percentual de contaminação de 19,8%. Destaque-se os resultados obtidos entre os frascos de medicamento em sua embalagem original e o campo estéril de revestimento da Cabine de Segurança Biológica.    Conclusões: O método mostrou-se adequado para identificar a presença de fluorouracil. Permitiu ainda fornecer informações sobre fontes potenciais de contaminação, possibilitando ajustes nos procedimentos em todas as fases do contato com o medicamento citotóxico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
GIODA RS, CORLETA H, CAPP E, PILLA C. Monitoramento de residuos de fluorouracil em ambiente de manipulação de fármacos citotóxicos. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 22º de novembro de 2024];3(3). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/139

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS