Atenção farmacêutica e monitoramento clínico do paciente alérgico: relato de caso
Resumo
Objetivo: Verificar o impacto do monitoramento clínico associado ao método TOM de Atenção Farmacêutica na qualidade de vida de um paciente alérgico.
Metodologia: O paciente foi avaliado através de testes respiratórios, Prick Test, leucograma e lavagem nasal, associados à uma anamnese farmacêutica e ao questionário sobre doenças respiratórias do St George Hospital. Foram feitas visitas domiciliares e foi fornecido ao paciente um diário para o monitoramento dos sintomas. Resultados: Intervenções específicas foram feitas para proporcionar uma farmacoterapia eficaz. O escore de impactos do questionário do St George Hospital reduziu 76% entre a primeira e a ultima consulta. Ao fim do monitoramento, o paciente apresentou melhora de 59% e 50% nos fluxos expiratório e inspiratório, respectivamente. Conclusão: O paciente apresentou prognóstico positivo, sugerindo que a metodologia pode ser empregada para pacientes alérgicos adultos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).