Atenção farmacêutica e monitoramento clínico do paciente alérgico: relato de caso

Autores

  • MARCUS VINÍCIUS DIAS-SOUZA
  • GRACIELA CARDOSO BARROS

Resumo

Objetivo: Verificar o impacto do monitoramento clínico associado ao método TOM de Atenção Farmacêutica na qualidade de vida de um paciente alérgico. 

Metodologia: O paciente foi avaliado através de testes respiratórios, Prick Test, leucograma e lavagem nasal, associados à uma anamnese farmacêutica e ao questionário sobre doenças respiratórias do St George Hospital. Foram feitas visitas domiciliares e foi fornecido ao paciente um diário para o monitoramento dos sintomas.  Resultados: Intervenções específicas foram feitas para proporcionar uma farmacoterapia eficaz. O escore de impactos do questionário do St George Hospital reduziu 76% entre a primeira e a ultima consulta. Ao fim do monitoramento, o paciente apresentou melhora de 59% e 50% nos fluxos expiratório e inspiratório, respectivamente.  Conclusão: O paciente apresentou prognóstico positivo, sugerindo que a metodologia pode ser empregada para pacientes alérgicos adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

1.
DIAS-SOUZA MV, BARROS GC. Atenção farmacêutica e monitoramento clínico do paciente alérgico: relato de caso. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 11º de março de 2019 [citado 22º de novembro de 2024];3(2). Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/130

Edição

Seção

ARTIGOS PUBLICADOS