Avaliação das prescrições medicamentosas pediátricas de um hospital de ensino
Palavras-chave:
farmácia hospitalar, prescrição medicamentosa, erros de prescrição, pediatria,Resumo
Os erros de medicação em pediatria são até três vezes mais frequentes que em adultos, com maior incidência na fase de prescrição.
Objetivo: Avaliar o perfil das prescrições medicamentosas dos pacientes da Clínica Pediátrica e Serviço de Urgência Pediátrica de um hospital público de ensino integrante da Rede Sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ressaltando a importância da assistência farmacêutica hospitalar na melhoria do atendimento ao paciente pediátrico.
Métodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo do perfil das prescrições medicamentosas pediátricas. Foram avaliadas todas as prescrições de medicamentos da Clínica Pediátrica e Serviço de Urgência Pediátrica enviadas à Farmácia durante o mês de junho de 2011, com relação aos aspectos do cabeçalho, dados do prescritor e características dos medicamentos prescritos. Os dados coletados foram processados e analisados utilizando os programas Epi Info versão 3.5.2 e Microsoft Excel 2007®.
Resultados: Nas 733 prescrições avaliadas, encontrou-se 4155 especialidades farmacêuticas. Dessas, 3038 e 1117 foram provenientes da Clínica Pediátrica e do Serviço de Urgência Pediátrica, respectivamente. Dentre os erros de prescrição encontrados estão os relacionados à identificação do paciente e do prescritor. Quanto às características dos medicamentos prescritos, observaram-se não conformidades com a legislação, assim como diversos erros de redação nas prescrições. Verificou-se ainda a presença de medicamentos potencialmente perigosos, bem como medicamentos não licenciados para uso pediátrico no país.
Conclusão: Foi possível notar que os erros de prescrição são frequentes, embora a prescrição seja um instrumento fundamental na garantia do acesso seguro ao medicamento pelo paciente. Diante disso se evidencia a importância do profissional farmacêutico, como aquele capaz de promover a racionalização das prescrições, diminuindo erros de medicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).