Práticas de compras e desempenho de fornecedores –avaliação em hospital privado de Campos dos Goytacazes/RJ
Palavras-chave:
Hospital, farmácia, compras, fornecedores, avaliação de desempenho.Resumo
As práticas de compras adotadas pela instituição de saúde e o desempenho dos fornecedores contratados são fatores que influenciam diretamente no suprimento. Praticas de compras que aliem qualidade, rapidez, preços baixos e contratação de fornecedores bem qualificados são metas a serem perseguidas.
Objetivo: Analisar as praticas de compras adotada em um hospital privado, utilizando como indicadores
o número de pedidos gerados por solicitação de compras, o tempo de geração de pedido e o percentual
de itens solicitados efetivamente comprados. Analisar o desempenho de fornecedores, utilizando como
indicadores o tempo de entrega, o percentual de itens efetivamente entregues por cada tipo de fornecedor, o nº de itens entregues corretamente e as não conformidades detectadas nas entregas.
Métodos: Para mensuração dos indicadores a serem estudados, cada solicitação de compra emitida pela Farmácia foi acompanhada e analisada, utilizando planilhas Microsoft EXCELL. As não conformidades no recebimento foram medidas utilizando as informações registradas em formulário próprio.
Resultados: O tempo total do processo de compras das solicitações mensais foi de 12 a 30 dias para os materiais e de 10 a 31 dias para medicamentos. Foram comprados 93% dos materiais solicitados e 79,4% dos medicamentos solicitados. Os distribuidores entregaram 74,7% de materiais e 86,98% de medicamentos. As indústrias entregaram 100% dos itens.
Conclusões: A pratica de compras atualmente adotada vem gerando para a Farmácia dificuldades para
um efetivo controle de estoque e reposição, necessitando ser reavaliada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).