Análise da prescrição de pacientes utilizando sonda enteral em um hospital universitário do Ceará
Palavras-chave:
Cateter de demora; Nutrição enteral; Preparações Farmacêuticas; Interações Alimento-Resumo
Objetivo: Conhecer as características dos pacientes internados nas clínicas II-A e II-B usando sonda de nutrição enteral (SNE) no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), bem como os medicamentos prescritos e utilizados via SNE.
Metodologia: Trata-se de um estudo observacional e descritivo. Foram investigados todos os prontuários de pacientes que estiveram internados nas clínicas II-A e II-B, no período de junho a outubro de 2009, e que atenderam os critérios de inclusão. O tamanho da amostra foi calculado com o auxílio do programa Statcalc do software EPI-INFO versão 6.0.
Resultados: Foram analisadas 65 prescrições. A maioria dos pacientes era do sexo feminino (61,5%), com idade entre 41-60 anos (48%). Foram prescritos de 3-15 medicamentos no total e uma média de quatro medicamentos por SNE por paciente. Os fármacos mais prescritos por sonda foram captopril, lactulose e omeprazol. Para a maioria dos medicamentos foram prescritas formas farmacêuticas sólidas. As formas líquidas tiveram uma baixa prevalência de uso. Dos 48 medicamentos encontrados, 17 (33%) possuíam dados na literatura sobre suas possíveis interações com a nutrição. Vinte e oito (58%) medicamentos possuíam informações sobre a sua viabilização de administração por SNE. Dos 65 pacientes estudados, 62 apresentaram interações potenciais (95,4%).
Conclusão: A alta incidência do uso de formas farmacêuticas sólidas e o número de medicamentos prescritos mostram que, apesar da literatura disponível, a prática clínica está sendo realizada de modo incoerente, acarretando, assim, dificuldades para o tratamento dos pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem, atribuem ou transmitem à RBFHSS: (1) o direito de conceder permissão para republicar ou reimprimir o material indicado, no todo ou em parte, sem taxa; (2) o direito de imprimir cópias republicadas para distribuição gratuita ou venda; e (3) o direito de republicar o material indicado em qualquer formato (eletrônico ou impresso). Além disso, o abaixo assinado afirma que o artigo descrito acima não foi publicado anteriormente, no todo ou em parte, não está sujeito a direitos autorais ou outros direitos, exceto pelo (s) autor (es), e não foi enviado para publicação em outros lugares, exceto como comunicado por escrito para RHFHSS neste documento.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença de atribuição Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-ND) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Politica de Auto-arquivamento
Autores tem permissão e são encorajados a submeter o documento final em pdf dos artigos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).