Sobre a Revista
Missão
Visão
Processo de Revisão por Pares
Ética e Boas Práticas de Publicação
Modelo de Negócio
Política de Direitos Autorais
Política de Arquivamento
Redes sociais
A RBFHSS (Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde) é uma das várias revistas em conformidade com as Declaração de Granada que publicam conteúdo de alta qualidade, revisado por pares, envolvendo a assistência farmacêutica em serviços de saúde, especificamente no que se refere aos processos relacionados ao uso de medicamentos. O processo de utilização de medicamentos inclui, mas não se limita, à prescrição, preparo, dispensação, administração, adesão, avaliação, monitoramento e resultados associados a medicamentos de legenda ou de venda livre, incorporando o conceito de farmácia clínica que visa otimizar utilização de medicamentos para atingir metas de saúde pública e centradas na pessoa. O processo de uso de medicamentos inclui atitudes, perspectivas, conhecimentos e comportamentos de qualquer ator neste processo, incluindo prescritores, farmacêuticos, equipe da farmácia, outros profissionais de saúde, pacientes e cuidadores. Como tal, as revistas do Grupo de Granada referem-se frequentemente a “farmácia” no seu título ou descrição, uma vez que estas pessoas são centrais no processo de utilização de medicamentos. Entretanto, revisões e comentários de artigos de pesquisa podem referir-se a qualquer pessoa envolvida nesse processo, bem como qualquer avaliação (por exemplo, farmacoepidemiológica) dos próprios medicamentos ou sistemas empregados para otimizar o processo de uso. As revistas do Grupo de Granada compartilham certos pontos em comum e também objetivos para melhorar o processo de uso de medicamentos e os resultados decorrentes desse esforço. Contudo, cada periódico possui um nicho estabelecido e idealmente adequado para determinados tipos de manuscritos. Uma descrição mais detalhada dos objetivos e escopos do RBFHSS segue abaixo.
A RBFHSS (Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde - Brazilian Journal of Hospital Pharmacy and Health Services) é um periódico com revisão por pares de acesso aberto via platina publicado pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH). A RBFHSS adota um sistema de publicação de artigos em fluxo contínuo, distribuídos em quatro volumes por ano. A RBFHSS não possui quaisquer taxas de submissão ou processamento ou publicação de artigos científicos.
RBFHSS publica artigos relacionados a farmácia hospitalar e outros serviços de saúde. A revista tem particular interesse em estudos relacionados a assistência farmacêutica, farmácia clínica, farmacoterapia, farmacogenética, práticas integrativas e complementares, avaliação de tecnologias em saúde, farmacoeconomia, farmacotécnica, legislação farmacêutica, descarte de resíduos em saúde, estabilidade e compatibilidade de medicamentos, segurança do paciente, farmacoepidemiologia e farmacovigilância.A descrição detalhada e os requisitos para submissão de cada tipo de artigo estão disponíveis em "Submissões"
MISSÃO
Publicar artigos científicos que contribuam para o avanço do conhecimento da farmácia hospitalar e demais serviços de saúde. Apresentar novas informações, conceitos, técnicas, tendências sociais e políticas para subsidiar ações fundamentais de profissionais do campo da saúde.
VISÃO
Ser uma revista científica de alta qualidade indexada em bases bibliográficas, reconhecida nacionalmente e internacionalmente.
PROCESSO DE REVISÃO POR PARES
A RBFHSS conta com um rigoroso processo de revisão por pares para garantir a confiabilidade dos artigos publicados. Os pareceristas atuam de forma altruística, sem remuneração por seus serviços. A contribuição destes é reconhecida com a apresentação de uma lista com os nome completo e o número de revisões realizadas no editorial da primeira edição do número subsequente. Os revisores pares são selecionados entre conceituados autores brasileiros e internacionais que já publicaram artigos sobre um tema semelhante. A revisão por pares é executada em um sistema de revisão duplo cego. No entanto, os revisores podem revelar voluntariamente sua identidade.
Os pares de revisores são contatados por e-mail, e o texto completo do manuscrito (sem quaisquer detalhes de identificação do autor) é fornecido após eles aceitarem a revisão. Em no máximo quatro semanas, o revisor deve enviar ao editor uma opinião confidencial sobre o manuscrito e alguns comentários a serem enviados aos autores. O editor decide se um manuscrito é aceito ou precisa de modificações maiores ou menores. O (s) autor (es) deve submeter a nova versão em no máximo três semanas, e a nova versão é revisada pelos mesmos revisores da versão original
A RBFHSS incentiva os revisores a enviarem dois conjuntos diferentes de comentários:
- Um relatório dirigido aos autores contendo as sugestões para melhorar a qualidade do manuscrito.
- Um parágrafo confidencial dirigido ao conselho editorial fornecendo uma visão pessoal sobre a qualidade do artigo e as chances de ele ser melhorado.
Um relatório padrão dos revisores para os autores esperado na RBFHSS contendo duas a três páginas com comentários para os autores com o objetivo de ajudá-los a melhorar a qualidade do manuscrito, abordando especificamente os seguintes tópicos:
- Validade: comentários específicos sobre possíveis falhas metodológicas importantes do estudo que inviabiliza a publicação do manuscrito. Comentários sobre o processo de coleta e análise de dados são de particular importância nesta avaliação. Um foco especial na análise estatística é considerado aqui. Uma subseção específica de limitações do estudo deve sempre ser incluída no final da seção de discussão.
- Originalidade e relevância: os revisores são convidados a opinar sobre a originalidade do trabalho e sua relevância para a prática farmacêutica. O objetivo do estudo deve ser claramente descrito no final da seção introdutória. Observe que estudos locais podem ter interesse de um público internacional se forem devidamente relatados com detalhes do ambiente permitindo sua comparabilidade com outros ambientes. No final da discussão, os autores devem fornecer suas opiniões sobre as possíveis implicações para a prática dos resultados relatados.
- Estrutura do artigo: Os revisores devem avaliar se os padrões de redação do artigo científico foram alcançados: A seção de métodos fornece detalhes suficientes para garantir a reprodutibilidade? A seção de resultados apresenta objetivamente os resultados obtidos após a aplicação dos métodos descritos anteriormente? Os resultados são devidamente analisados e discutidos na seção de discussão, com as limitações reconhecidas? As conclusões estão amparadas nos principais resultados do estudo visando responder ao objetivo declarado, evitando afirmações exageradas ou generalistas? As referências bibliográficas são suficientes, mas não excessivas, para enquadrar o estado da arte e apoiar a discussão das descobertas?
- Na sugestão de referências adicionais pelo revisor, a promoção abusiva dos próprios artigos do revisor será evitada.
ÉTICA DE PUBLICAÇÃO
A RBFHSS espera que todos os autores que enviam contribuições para a revista cumpram os mais elevados padrões éticos de publicação e acadêmicos, nomeadamente todas as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e o Committee on Publication Ethics (COPE).
Autoria
Os autores submetem manuscritos à RBFHSS para divulgar informações que, em última instância, irão melhorar a saúde de pacientes e populações, mas também para serem recompensados com o crédito pelo conhecimento divulgado. Ser autor de um artigo científico é um privilégio e uma responsabilidade. Ser autor implica aceitar, para o bem e para o mal, a responsabilidade e a prestação de contas pelo trabalho publicado.
A RBFHSS segue rigorosamente o ICMJE os requisitos mínimos para ser considerado autor de um manuscrito, a saber
- Contribuições substanciais para a concepção ou desenho da obra; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho; E
- Elaboração do trabalho ou revisá-lo criticamente para conteúdo intelectual importante; E
- Aprovação final da versão a ser publicada; E
- Acordo em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam devidamente investigadas e resolvidas.
Outras pessoas que contribuíram para o trabalho, mas não cumprem esses quatro requisitos, podem ser reconhecidas de duas formas diferentes: Autoria coletiva ou parágrafo de agradecimentos. A RBFHSS de reconhecimento dessas contribuições.
Conflito de Interesses
Conforme definido pelo ICMJE, existem interesses conflitantes ou conflito de interesses “quando o julgamento profissional sobre um interesse primário pode ser influenciado por um interesse secundário”. Sendo o interesse principal publicar um artigo relatando as descobertas de uma pesquisa bem conduzida, o interesse secundário pode ser mais difícil de descrever. Os relacionamentos ou atividades de um autor podem representar ou não conflitos de interesses, no entanto, sempre representam um potencial para conflitos de interesses. Para permitir que o editor, os revisores e, em última instância, os leitores façam uma suposição fundamentada da existência de conflito de interesses, todos os autores são obrigados a divulgar suas relações, financeiras ou outras (incluindo "relações pessoais ou rivalidades, competição acadêmica e intelectual crenças”) ao submeter um manuscrito à RBFHSS. Potenciais conflitos de interesse não relatados representam uma forma de má conduta científica.
Desenho do estudo e aprovação ética
Uma pesquisa envolvendo participantes humanos com o objetivo de ser publicada na RBFHSS deve cumprir rigorosamente a Declaração de Helsinque. Os manuscritos que descrevem a pesquisa com animais devem incluir uma justificativa para o uso de animais e para as espécies em particular utilizadas.
Os manuscritos submetidos à RBFHSS devem incluir uma declaração de que o estudo obteve aprovação ética (ou uma declaração de que não foi necessário e por que), incluindo o nome do comitê de ética (que aprovou ou dispensou a aprovação), o número / ID da aprovação (s). Documentos e formulários associados ao processo de aprovação devem estar disponíveis caso o conselho editorial da RBFHSS os solicite e podem ser compartilhados com revisores.
Registro de estudos e depósito de dados
A RBFHSS incentiva o registro prévio de todos os protocolos de estudo, no entanto, essa prática é obrigatória para ensaios clínicos randomizados (preferencialmente no clinicaltrials.gov) ou revisões sistemáticas (preferencialmente usando o Prospero ou o registro do Joanna Briggs Institute).
O RBFHSS encoraja os autores a compartilhar gratuitamente os dados crús de seus estudos, depositando-os em qualquer repositório de dados (por exemplo, Mendeley Data, Open Science Framework).
Análise de plágio
Embora não exista uma definição universalmente aceita de plágio, o entendimento comum se refere ao uso de textos ou ideias de outras pessoas sem creditar sua fonte. Como regra geral, todas as fontes devem ser divulgadas. O uso de grandes quantidades de texto ou imagens de outras fontes requer uma permissão explícita do detentor dos direitos autorais.
A RBFHSS usa o software para análise de plágio CrossRef (Similarly Check) para identificar semelhanças, que são analisadas caso a caso.
Publicação redundante
Artigos científicos, especialmente artigos de pesquisa original, requerem a ineditismo e originalidade. Em geral, a RBFHSS não tem interesse em publicar artigos já publicados em outros lugares. Em ocasiões especiais, a RBFHSS poderá se interessar em traduzir uma versão de artigo já publicado, que necessitará de autorização prévia do editor-chefe da RBFHSS.
Não é aceita a submissão simultânea a outro periódico para manuscrito submetido à RBFHSS, ou vice-versa. Os autores que submeterem um manuscrito à RBFHSS aceitam que não o submeterão e não irão submetê-lo em outro lugar concomitantemente.
"Salame science" - publicação com "resultados fatiados", parte dos resultados ou resultados incompletos com o objetivo de produzir mais de um artigo, é considerado pela RBFHSS como uma forma de publicação redundante.
Manejo de má conduta
Todas as suspeitas ou alegações de má conduta serão rigorosamente investigadas. Se houver suspeita de conduta antiética, o Conselho Editorial da RBFHSS iniciará uma investigação irrestrita seguindo os fluxogramas do COPE. A colaboração total dos autores é esperada durante a investigação. A omissão no dever de colaboração será entendida como prova de intenção de fraude.
Quando os resultados da investigação de improbidade apresentarem indícios de fraude, as ações do Conselho Editorial da RBFHSS não se limitarão à rejeição do manuscrito ou retratação de artigo publicado. A má conduta não séria irá originar reações leves, como uma carta de explicação ou uma carta de reprimenda
Quando houver evidência de má conduta grave (especialmente para dados fabricados ou violações da aprovação ética), a RBFHSS pode recusar-se a aceitar futuras submissões dos autores envolvidos. Além disso, o Conselho Editorial da RBFHSS entrará em contato com os empregadores dos autores, solicitando-lhes a realização de uma investigação interna. Se os empregadores de autores que cometem falta grave não relatarem as ações tomadas, a RBFHSS também pode recusar-se a aceitar submissões futuras de autores dessa instituição.
Retração de artigo
A retratação de artigos no RBFHSS não é uma via comum de correção de erro em um artigo publicado. Nessas ocasiões, erratas são preferidas. Se algum dos autores de um artigo publicado deseja retratar um artigo, uma descrição detalhada dos motivos da retratação deve ser fornecida ao Editor-chefe, que iniciará imediatamente a investigação.
Porém, quando houver má conduta científica ou após a justificativa detalhada de qualquer um dos autores, o corpo editorial irá retratar o artigo publicado. Para apoiar a retratação, o corpo editorial publicará manifestação de preocupação apresentando os motivos da retratação. Quando um artigo é retratado, a versão original será substituída por uma versão idêntica contendo um banner vermelho na primeira página e uma marca d'água em cada página para identificar o artigo como retratado. Além disso, as bases de dados de indexação serão informadas para que possam aplicar suas diferentes políticas de informação sobre artigos retratados. Somente em situações de extrema periculosidade (para pacientes ou por motivos jurídicos) a versão original formatada do artigo retratado será substituída por uma versão contendo apenas o título, os autores e a faixa vermelha, mas nenhum outro texto da versão original.
MODELO DE NEGÓCIO
A RBFHSS é propriedade da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde. O RBFHSS não gera nenhuma receita econômica para o SBRAFH. A SBRAFH suporta totalmente os custos de publicação da RBFHSS como parte de sua responsabilidade social e corporativa. Para aumentar a internacionalização dos artigos publicados na RBFHSS, a SBRAFH arca com os custos de tradução para o inglês das contribuições aceitas quando submetidas em português (no limite de até 3500 palavras)..
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS
RBFHSS é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International. Os autores mantêm os direitos autorais do texto.
POLÍTICA DE AUTO-ARQUIVO
A RBFHSS permite e incentiva os autores a postar e arquivar os PDFs finais de seus respectivos artigos submetidos à revista em sites pessoais ou repositórios institucionais após a publicação, ao mesmo tempo que fornece detalhes bibliográficos que dão crédito à sua publicação nesta revista. Encontre aqui informações sobre Sherpa / Romeo.
Para garantir a preservação permanente, o RBFHSS é depositado na Rede LOCKSS Privada PKP.
REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/rbfhss.sbrafh
Instagram: https://www.instagram.com/rbfhss.sbrafh/