Inteligência artificial no serviço farmacêutico de análise de prescrições médicas em um hospital público
DOI:
https://doi.org/10.30968/rbfhss.2023.143.0991Resumo
Objetivo: avaliar aspectos relacionados a análise das prescrições por farmacêuticos clínicos e a taxa de erros relacionados a medicamentos após a implantação de uma ferramenta IA para análise das prescrições médicas em um hospital público de Ensino de grande porte na cidade de Belo Horizonte/MG. Método: Trata-se de estudo observacional em que se verificou os resultados da análise das prescrições médicas realizadas em dois períodos: o primeiro (denotado ANTES), período prévio a utilização da ferramenta de IA (NoHarm.ai), nos meses de março a setembro de 2021; o segundo (denotado DEPOIS), compreendeu o mesmo período em 2022, já em uso da ferramenta de IA. Resultados: No período ANTES, verificou-se que a taxa de prescrições avaliadas foi de 0,6%, com taxa de erro de 13% e em média 85 intervenções farmacêuticas/mês, que resultaram em economia média dos custos diretos de medicamentos de R$1020,76/mês. No período DEPOIS, verificou-se taxa de prescrições avaliadas igual a 49% e uma taxa de erro de 0,3% e a realização em média de 239 intervenções farmacêuticas/mês com valor médio de economia estimado de R$7848,39/mês. Conclusão: O uso da ferramenta IA contribuiu substancialmente na análise farmacêutica das prescrições médicas com aumento médio de 50% nas prescrições avaliadas, redução em 43 vezes o número de erros e gerou quase o triplo de intervenções farmacêuticas após a implantação da ferramenta, além da economia direta obtida com essas intervenções que aumentou em sete vezes. Os resultados desse estudo apontam que a ferramenta IA analisada gerou provável economia de recursos financeiros, aumento na produtividade do serviço de Farmácia Clínica e maior segurança relacionada ao uso de medicamentos.
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